SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Democracia, Micropolítica e os Dispositivos de Gestão Educacional GerencialReflexões sobre Políticas de Educação Linguística em Contexto Plurilíngue índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Educação Patrimonial e Políticas de Escolarização no Brasil. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.467-489. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623655022.

O artigo visa reconstruir a trajetória da educação patrimonial nas políticas brasileiras de escolarização a fim de compreender os deslocamentos em seus conteúdos político-culturais, de um modelo de educação centrado na formulação ideológica de uma unidade nacional para um estatuto erigido sob a égide da diversidade cultural. A partir de análise documental, conclui que os sentidos atribuídos à educação patrimonial acompanham uma tendência à patrimonialização das diferenças, mediante o reconhecimento de atores e grupos sociais não incorporados às políticas. Contudo, sua presença nesse contexto ainda é bastante periférica, tendo em vista os diversos interesses socioeconômicos em disputa na definição de patrimônio e em suas práticas.

Palabras clave : Cidadania; Escolarização; Educação Patrimonial; Diversidade Cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )