SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2The Hegemony of School TimeReflection and Analysis of the Training of Education Professionals for Rural Youngsters and Adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SILVA, Rafael Rodrigues da. Disciplina Escolar e Gestão de Sala de Aula no Campo Educacional Brasileiro. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.533-554. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623646473.

O texto tem por objetivo analisar as questões relativas à disciplina escolar e à gestão de sala de aula como campo de pesquisa e questão profissional. Inicia com uma breve retomada da tradição norte-americana nas pesquisas sobre o tema. Na segunda parte, analiso as condições, potenciais e limites associados a tomar a disciplina escolar e gestão de sala de aula como campo de pesquisa no Brasil usando como indicadores os trabalhos publicados nos encontros anuais da ANPEd entre 2007 e 2011 e no seminário Indisciplina na Escola Contemporânea. A terceira parte é dedicada à relação entre gestão de sala de aula, enquanto saber profissional, e a formação de professores no Brasil. A última parte é dedicada às considerações finais.

Keywords : Gestão de Sala de Aula; Disciplina Escolar; Saberes Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )