SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2School Discipline and Classroom Management in the Brazilian Educational FieldThe Aesthetic Dimension in The Learning Process: unveiling blind spots author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

FREITAS, Katia Pinheiro  and  SILVA, Lourdes Helena da. Reflexão e Análise da Formação de Educadores de Jovens e Adultos do Campo. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.555-573. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623647950.

Neste artigo abordamos os desafios da EJA do Campo na formação dos seus educadores, a partir de uma revisão da produção acadêmica nacional do período de 2006 a 2011. Os dados, obtidos junto ao Banco de Teses da CAPES e Instituições do Ensino Superior de Minas Gerais, foram analisados conjugando contribuições teóricas da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Formação de Professores. Nossos resultados revelam, entre outros, uma tendência das experiências de EJA do Campo se desenvolverem por meio de programas e/ou projetos, envolvendo parcerias diversas, com destaque para o envolvimento dos movimentos sociais nos processos de formação dos educadores. Revelam, ainda, a necessidade de investimentos na formação específica dos educadores - formação inicial e continuada, a partir de processos que contribuam para uma melhor compreensão dos aportes teórico-metodológicos dessa modalidade de ensino.

Keywords : Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Educadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )