SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Disciplina Escolar e Gestão de Sala de Aula no Campo Educacional BrasileiroA Dimensão Estética na Aprendizagem: desocultando pontos cegos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

FREITAS, Katia Pinheiro  y  SILVA, Lourdes Helena da. Reflexão e Análise da Formação de Educadores de Jovens e Adultos do Campo. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.555-573. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623647950.

Neste artigo abordamos os desafios da EJA do Campo na formação dos seus educadores, a partir de uma revisão da produção acadêmica nacional do período de 2006 a 2011. Os dados, obtidos junto ao Banco de Teses da CAPES e Instituições do Ensino Superior de Minas Gerais, foram analisados conjugando contribuições teóricas da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Formação de Professores. Nossos resultados revelam, entre outros, uma tendência das experiências de EJA do Campo se desenvolverem por meio de programas e/ou projetos, envolvendo parcerias diversas, com destaque para o envolvimento dos movimentos sociais nos processos de formação dos educadores. Revelam, ainda, a necessidade de investimentos na formação específica dos educadores - formação inicial e continuada, a partir de processos que contribuam para uma melhor compreensão dos aportes teórico-metodológicos dessa modalidade de ensino.

Palabras clave : Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Educadores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )