SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A Constituição de uma Educação Bilíngue e a Formação dos Professores de SurdosDiscursos e Práticas na Inclusão de Índios Surdos em Escolas Diferenciadas Indígenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

RODRIGUES, Carlos Henrique  e  BEER, Hanna. Direitos, Políticas e Línguas: divergências e convergências na/da/para educação de surdos. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.661-680. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661114.

Neste artigo, tomando como base o fato de a educação ser um fenômeno complexo e diverso, refletimos sobre o campo dos direitos humanos e dos direitos humanos linguísticos em relação à educação de surdos. Observamos certas convergências e divergências decorrentes do encontro dos direitos, das políticas e das línguas na proposição e construção de um processo educacional que reconheça e valorize a singularidade linguística e cultural de seu público. E, também, assumimos uma visão crítica em relação às perspectivas maniqueístas que têm gerado ilusões no campo da educação de surdos, as quais têm invisibilizado sua complexidade, generalizado suas particularidades e reduzido sua amplitude. Vimos a centralidade da questão linguística para os surdos, já que todos os direitos humanos estão, sem dúvidas, atrelados à língua e, portanto, os direitos humanos linguísticos constituem-se como basilares ao gozo dos direitos civis, sociais, políticos, econômicos e culturais. Enfim, a educação de surdos existe em meio às diferenças que a caracterizam, às línguas que a especificam e às convergências e divergências que a (trans)formam.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Direitos Linguísticos; Surdos; Língua de Sinais; Libras.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )