SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Adolescence in Art (and psychoanalysis): school projectsEducation for Self-Fulfillment: process and context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GOMES, Elias Evangelista  and  SETTON, Maria da Graça Jacintho. Marketing e Educação Política: um estudo sobre agentes, estratégias e interpretações da cultura. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.853-872.  Epub May 31, 2016. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651728.

O objetivo deste artigo é refletir sobre o marketing político como instância cultural e socializadora capaz de oferecer uma educação política para amplos segmentos da população. Com suas estratégias comunicacionais, os profissionais da área são potenciais produtores, difusores, mediadores e consagradores de ideias acerca da política, do povo e da nação brasileira. O artigo propõe discutir algumas estratégias dando destaque aos mecanismos utilizados para orientar percepções acerca dos vínculos sociais entre os agentes da política, com destaque para os candidatos e os eleitores. Trata-se de um esforço de precisar as relações indissociáveis entre a sociologia da educação e a sociologia da cultura.

Keywords : Marketing Político; Educação Política; Cultura; Socialização; Agentes Socializadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )