SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Education for Self-Fulfillment: process and contextChildren in Museums author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

QUADROS, Ana Luiza de; PENA, Daniela Martins Buccini; FREITAS, Mariana Luiza de  and  CARMO, Naira Helena Simões do. A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de Química. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.889-910.  Epub May 31, 2016. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651752.

As tendências contemporâneas de ensino vêm sendo consideradas essenciais para a produção de aprendizagens significativas. Considerando a importância do uso dessas tendências na construção de significados, o presente trabalho envolveu a inserção de professores em formação na docência e a avaliação compartilhada da prática docente, aproximando os saberes teóricos e práticos. Percebemos que esses professores desenvolveram aulas nas quais houve grande interação com os estudantes, abrindo espaço para a participação, mas tiveram dificuldades com o estabelecimento de um discurso dialógico. Na reflexão sobre a ação, percebemos evolução das concepções sobre o papel do professor e dos estudantes na dinâmica da sala de aula.

Keywords : Formação de Professores; Avaliação Compartilhada; Tendências do Ensino.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )