SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Educação para a Autorrealização: processo e contextoO Público Infantil nos Museus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

QUADROS, Ana Luiza de; PENA, Daniela Martins Buccini; FREITAS, Mariana Luiza de  y  CARMO, Naira Helena Simões do. A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de Química. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.889-910.  Epub 31-Mayo-2016. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651752.

As tendências contemporâneas de ensino vêm sendo consideradas essenciais para a produção de aprendizagens significativas. Considerando a importância do uso dessas tendências na construção de significados, o presente trabalho envolveu a inserção de professores em formação na docência e a avaliação compartilhada da prática docente, aproximando os saberes teóricos e práticos. Percebemos que esses professores desenvolveram aulas nas quais houve grande interação com os estudantes, abrindo espaço para a participação, mas tiveram dificuldades com o estabelecimento de um discurso dialógico. Na reflexão sobre a ação, percebemos evolução das concepções sobre o papel do professor e dos estudantes na dinâmica da sala de aula.

Palabras clave : Formação de Professores; Avaliação Compartilhada; Tendências do Ensino.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )