SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3The Contribution of Internships for the Understanding of the Role of Chemistry TeacherThe Weberian Sociology and its Relationship with the Educational Policy Research Field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CARVALHO, Cristina  and  LOPES, Thamiris. O Público Infantil nos Museus. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.911-930.  Epub May 31, 2016. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623652329.

Este texto apresenta reflexões acerca das relações entre cultura, educação e infância, a partir de estudos que se debruçaram sobre a temática da infância e dos museus, e do acompanhamento das visitas realizadas pelo público infantil ao Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A investigação teve como objetivo contribuir para o diálogo entre os campos da Educação e da Museologia com vistas à garantia do direito de acesso e ao atendimento de qualidade das crianças pequenas a esses espaços. Com os resultados da pesquisa, foi aferido que os museus possuem um enorme potencial no desenvolvimento de momentos lúdicos de aprendizagem para o público infantil, desde que se diminua a lacuna nos estudos teóricos que elucidam as especificidades da infância nesses espaços.

Keywords : Educação; Infância; Museus.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )