SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de QuímicaA Sociologia Weberiana e sua Articulação com a Pesquisa em Políticas Educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CARVALHO, Cristina  y  LOPES, Thamiris. O Público Infantil nos Museus. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.911-930.  Epub 31-Mayo-2016. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623652329.

Este texto apresenta reflexões acerca das relações entre cultura, educação e infância, a partir de estudos que se debruçaram sobre a temática da infância e dos museus, e do acompanhamento das visitas realizadas pelo público infantil ao Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A investigação teve como objetivo contribuir para o diálogo entre os campos da Educação e da Museologia com vistas à garantia do direito de acesso e ao atendimento de qualidade das crianças pequenas a esses espaços. Com os resultados da pesquisa, foi aferido que os museus possuem um enorme potencial no desenvolvimento de momentos lúdicos de aprendizagem para o público infantil, desde que se diminua a lacuna nos estudos teóricos que elucidam as especificidades da infância nesses espaços.

Palabras clave : Educação; Infância; Museus.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )