SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A Contribuição do Estágio no Entendimento do Papel do Professor de QuímicaA Sociologia Weberiana e sua Articulação com a Pesquisa em Políticas Educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CARVALHO, Cristina  e  LOPES, Thamiris. O Público Infantil nos Museus. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.911-930.  Epub 31-Maio-2016. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623652329.

Este texto apresenta reflexões acerca das relações entre cultura, educação e infância, a partir de estudos que se debruçaram sobre a temática da infância e dos museus, e do acompanhamento das visitas realizadas pelo público infantil ao Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A investigação teve como objetivo contribuir para o diálogo entre os campos da Educação e da Museologia com vistas à garantia do direito de acesso e ao atendimento de qualidade das crianças pequenas a esses espaços. Com os resultados da pesquisa, foi aferido que os museus possuem um enorme potencial no desenvolvimento de momentos lúdicos de aprendizagem para o público infantil, desde que se diminua a lacuna nos estudos teóricos que elucidam as especificidades da infância nesses espaços.

Palavras-chave : Educação; Infância; Museus.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )