SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Children in MuseumsExperiential Learning of Unschooled Adults: knowledge and learning contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SOUZA, Ângelo Ricardo de  and  MOREIRA, Claudia Regina Baukat Silveira. A Sociologia Weberiana e sua Articulação com a Pesquisa em Políticas Educacionais. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.931-949.  Epub May 31, 2016. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623653059.

Este artigo busca articular os principais elementos da chamada Sociologia Compreensiva de Max Weber com as potencialidades de pesquisa no campo das políticas educacionais. Discutindo questões importantes na sociologia weberiana, como o conceito de Estado, o artigo aproxima o debate das Ciências Sociais e da Ciência Política com os objetos de interesse das Políticas Educacionais, com vistas a evidenciar que, para este campo, as ferramentas conceituais edificadas por Weber podem revelar-se pertinentes para a análise de temas e problemas que escapam a esquemas explicativos rígidos.

Keywords : Política Educacional; Max Weber; Estado; Neoinstitucionalismo Histórico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )