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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SOUZA, Ângelo Ricardo de  e  MOREIRA, Claudia Regina Baukat Silveira. A Sociologia Weberiana e sua Articulação com a Pesquisa em Políticas Educacionais. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.931-949.  Epub 31-Maio-2016. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623653059.

Este artigo busca articular os principais elementos da chamada Sociologia Compreensiva de Max Weber com as potencialidades de pesquisa no campo das políticas educacionais. Discutindo questões importantes na sociologia weberiana, como o conceito de Estado, o artigo aproxima o debate das Ciências Sociais e da Ciência Política com os objetos de interesse das Políticas Educacionais, com vistas a evidenciar que, para este campo, as ferramentas conceituais edificadas por Weber podem revelar-se pertinentes para a análise de temas e problemas que escapam a esquemas explicativos rígidos.

Palavras-chave : Política Educacional; Max Weber; Estado; Neoinstitucionalismo Histórico.

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