SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3The Weberian Sociology and its Relationship with the Educational Policy Research Field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CAVACO, Carmen. Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.951-967.  Epub Nov 25, 2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623653441.

O artigo resultou de uma investigação qualitativa, baseada em entrevistas biográficas, que teve como objectivo analisar o processo de formação experiencial de adultos não escolarizados. Procurámos analisar o modo como estes adultos se formaram ao longo da vida, o que aprenderam, que contextos e pessoas são significativos nessa aprendizagem. Seguindo um referencial teórico baseado na formação experiencial e nas histórias de vida, entende-se que a formação é um processo muito amplo, que se confunde com a experiência de vida. Verificou-se que os adultos não escolarizados possuem saberes diversificados e multidimensionais, que resultaram de processos de formação experiencial, em todos os tempos e espaços da sua vida.

Keywords : Adultos; Analfabetos; Formação Experiencial; Saberes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )