SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A Sociologia Weberiana e sua Articulação com a Pesquisa em Políticas Educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CAVACO, Carmen. Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.951-967.  Epub 25-Nov-2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623653441.

O artigo resultou de uma investigação qualitativa, baseada em entrevistas biográficas, que teve como objectivo analisar o processo de formação experiencial de adultos não escolarizados. Procurámos analisar o modo como estes adultos se formaram ao longo da vida, o que aprenderam, que contextos e pessoas são significativos nessa aprendizagem. Seguindo um referencial teórico baseado na formação experiencial e nas histórias de vida, entende-se que a formação é um processo muito amplo, que se confunde com a experiência de vida. Verificou-se que os adultos não escolarizados possuem saberes diversificados e multidimensionais, que resultaram de processos de formação experiencial, em todos os tempos e espaços da sua vida.

Palavras-chave : Adultos; Analfabetos; Formação Experiencial; Saberes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )