SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Ampliación del Tiempo y Dispositivo Escolar: oportunidades y resistências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

GUIGUE, Michèle  y  BOULIN, Audrey. O Internato Escolar: limites e paradoxos de uma instituição total. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.985-1003. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661105.

O internato escolar é uma modalidade de escolarização que oferece alojamento e refeições. Dentro desse tipo de estabelecimento escolar, o tempo se amplia ao englobar o que é normalmente separado: a sobrevivência, o trabalho e os lazeres. Essa característica faz com que Goffman o considere como uma instituição total. A extensão temporal dessa influência e a intensa vida coletiva que ela acarreta permitem o desenvolvimento de relações pessoais e emocionais fortes por um lado, e por outro, certas disposições e práticas ocultas que limitam a ascendência dessa instituição.

Palabras clave : Internato Escolar; Profissionais da Escola; Normas; Personalização; Instituição Total.

        · resumen en Francés     · texto en Francés | Portugués     · Francés ( pdf ) | Portugués ( pdf )