SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Extension of Time and School Apparatus: opportunities and resistanceSchool Time and Democratic Management: Mais Educação Program and the IDEB in search of quality of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PAULA, Flavia Anastacio. Aspectos Temporais na Aula: cadência, ritmo e momento oportuno. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1049-1070. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660618.

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre os aspectos temporais cotidianos na sala de aula. A especificidade do tema recai sobre como esses elementos temporais podem ser úteis para a compreensão dos movimentos na prática da aula em turmas de alfabetização. Objetiva-se analisar sobre os elementos temporais constitutivos na aula com ênfase na cadência, ritmo e momento oportuno. Na análise, adotam-se alguns preceitos teóricos de Certeau e as dimensões de tempo elaboradas por Heller para a abordagem do tema. Os resultados indicam as reflexões sobre os aspectos temporais no cotidiano da sala de aula é fundante no processo da aula e potente em uma perspectiva analítica para compreender a mediação.

Keywords : Tempo; Aula; Alfabetização.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )