SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Ampliación del Tiempo y Dispositivo Escolar: oportunidades y resistênciasTempo de Escola e Gestão Democrática: o Programa Mais Educação e o IDEB em busca da qualidade da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

PAULA, Flavia Anastacio. Aspectos Temporais na Aula: cadência, ritmo e momento oportuno. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1049-1070. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660618.

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre os aspectos temporais cotidianos na sala de aula. A especificidade do tema recai sobre como esses elementos temporais podem ser úteis para a compreensão dos movimentos na prática da aula em turmas de alfabetização. Objetiva-se analisar sobre os elementos temporais constitutivos na aula com ênfase na cadência, ritmo e momento oportuno. Na análise, adotam-se alguns preceitos teóricos de Certeau e as dimensões de tempo elaboradas por Heller para a abordagem do tema. Os resultados indicam as reflexões sobre os aspectos temporais no cotidiano da sala de aula é fundante no processo da aula e potente em uma perspectiva analítica para compreender a mediação.

Palavras-chave : Tempo; Aula; Alfabetização.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )