SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Temporal Aspects in Class: cadence, pace and opportune momentContinuing Education in Full-Time Schools: narratives of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BERNADO, Elisangela da Silva  and  CHRISTOVAO, Ana Carolina. Tempo de Escola e Gestão Democrática: o Programa Mais Educação e o IDEB em busca da qualidade da educação. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1113-1140. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660597.

Este artigo tem como objetivo investigar como o Programa Mais Educação vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro em seus aspectos da educação (em tempo) integral e da gestão democrática. Realizamos um estudo exploratório que combinou as abordagens quantitativa e qualitativa através do levantamento de dados educacionais e da realização de entrevistas com gestores escolares, de modo a aferirmos possíveis impactos sobre a qualidade do ensino.

Keywords : Tempo de Escola; Escola Integral; Gestão Democrática; Programa Mais Educação; Rio de Janeiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )