SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Aspectos Temporais na Aula: cadência, ritmo e momento oportunoFormação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BERNADO, Elisangela da Silva  e  CHRISTOVAO, Ana Carolina. Tempo de Escola e Gestão Democrática: o Programa Mais Educação e o IDEB em busca da qualidade da educação. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1113-1140. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660597.

Este artigo tem como objetivo investigar como o Programa Mais Educação vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro em seus aspectos da educação (em tempo) integral e da gestão democrática. Realizamos um estudo exploratório que combinou as abordagens quantitativa e qualitativa através do levantamento de dados educacionais e da realização de entrevistas com gestores escolares, de modo a aferirmos possíveis impactos sobre a qualidade do ensino.

Palavras-chave : Tempo de Escola; Escola Integral; Gestão Democrática; Programa Mais Educação; Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )