SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4School Time and Democratic Management: Mais Educação Program and the IDEB in search of quality of educationSchool Time or Learning Time? José Luiz's lessons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza  and  PEREZ, Juliana Godói de Miranda. Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1161-1182. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660612.

O presente artigo focaliza a escola como espaçotempo de formação docente. Inicialmente desenvolve uma reflexão teórica, a seguir, discute as políticas dirigidas ao tempo de formação no cotidiano das escolas e apresenta a narrativa de professoras que atuam em escolas de tempo integral em três Municípios do Rio de Janeiro. A abordagem teórico-metodológica se insere no âmbito da pesquisa narrativa (auto)biográfica tomada como caminho de investigação-formação. O desenvolvimento do trabalho indica que avançamos na garantia da formação docente como parte constitutiva do trabalho docente e as narrativas sinalizam os desafios que ainda se colocam na implementação dessas políticas.

Keywords : Formação Continuada; Tempo Integral; Narrativas.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )