SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Tempo de Escola e Gestão Democrática: o Programa Mais Educação e o IDEB em busca da qualidade da educaçãoTempo de Escola ou Tempo de Aprender? lições de José Luiz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza  y  PEREZ, Juliana Godói de Miranda. Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1161-1182. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660612.

O presente artigo focaliza a escola como espaçotempo de formação docente. Inicialmente desenvolve uma reflexão teórica, a seguir, discute as políticas dirigidas ao tempo de formação no cotidiano das escolas e apresenta a narrativa de professoras que atuam em escolas de tempo integral em três Municípios do Rio de Janeiro. A abordagem teórico-metodológica se insere no âmbito da pesquisa narrativa (auto)biográfica tomada como caminho de investigação-formação. O desenvolvimento do trabalho indica que avançamos na garantia da formação docente como parte constitutiva do trabalho docente e as narrativas sinalizam os desafios que ainda se colocam na implementação dessas políticas.

Palabras clave : Formação Continuada; Tempo Integral; Narrativas.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )