SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Tempo de Escola e Gestão Democrática: o Programa Mais Educação e o IDEB em busca da qualidade da educaçãoTempo de Escola ou Tempo de Aprender? lições de José Luiz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza  e  PEREZ, Juliana Godói de Miranda. Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1161-1182. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660612.

O presente artigo focaliza a escola como espaçotempo de formação docente. Inicialmente desenvolve uma reflexão teórica, a seguir, discute as políticas dirigidas ao tempo de formação no cotidiano das escolas e apresenta a narrativa de professoras que atuam em escolas de tempo integral em três Municípios do Rio de Janeiro. A abordagem teórico-metodológica se insere no âmbito da pesquisa narrativa (auto)biográfica tomada como caminho de investigação-formação. O desenvolvimento do trabalho indica que avançamos na garantia da formação docente como parte constitutiva do trabalho docente e as narrativas sinalizam os desafios que ainda se colocam na implementação dessas políticas.

Palavras-chave : Formação Continuada; Tempo Integral; Narrativas.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )