Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza e PEREZ, Juliana Godói de Miranda. Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1161-1182. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623660612.
O presente artigo focaliza a escola como espaçotempo de formação docente. Inicialmente desenvolve uma reflexão teórica, a seguir, discute as políticas dirigidas ao tempo de formação no cotidiano das escolas e apresenta a narrativa de professoras que atuam em escolas de tempo integral em três Municípios do Rio de Janeiro. A abordagem teórico-metodológica se insere no âmbito da pesquisa narrativa (auto)biográfica tomada como caminho de investigação-formação. O desenvolvimento do trabalho indica que avançamos na garantia da formação docente como parte constitutiva do trabalho docente e as narrativas sinalizam os desafios que ainda se colocam na implementação dessas políticas.
Palavras-chave : Formação Continuada; Tempo Integral; Narrativas.