SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Continuing Education in Full-Time Schools: narratives of teachersFull-time Education and the Establishment of Educational Territories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BARBOSA, William Rodrigues. Tempo de Escola ou Tempo de Aprender? lições de José Luiz. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1183-1204. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660423.

O artigo reflete sobre o tempo da escola no contexto da sociedade contemporânea, que exige processos contínuos de aprendizagens. O estudo faz-se a partir das vivências de José Luiz da Silva, que se tornou leitor e escritor de seu próprio texto sem frequentar educação básica escolar. Com base nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação e da História Oral, apoiado no conceito de redes de tessituras, persigo os fios que constituíram as aprendizagens do colaborador, sobretudo seus processos de leituras e experiências escolares. Reflexiono sobre a forma que a escola vem sendo estruturada como espaço privilegiado de ensino-aprendizagem, mostrando que o tempo escola não deve limitar-se a uma fase específica da vida humana.

Keywords : Tempo da Escola; Protagonista Anônimo; Aprendizagens; Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )