SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professorasEducação (de Tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BARBOSA, William Rodrigues. Tempo de Escola ou Tempo de Aprender? lições de José Luiz. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1183-1204. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660423.

O artigo reflete sobre o tempo da escola no contexto da sociedade contemporânea, que exige processos contínuos de aprendizagens. O estudo faz-se a partir das vivências de José Luiz da Silva, que se tornou leitor e escritor de seu próprio texto sem frequentar educação básica escolar. Com base nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação e da História Oral, apoiado no conceito de redes de tessituras, persigo os fios que constituíram as aprendizagens do colaborador, sobretudo seus processos de leituras e experiências escolares. Reflexiono sobre a forma que a escola vem sendo estruturada como espaço privilegiado de ensino-aprendizagem, mostrando que o tempo escola não deve limitar-se a uma fase específica da vida humana.

Palabras clave : Tempo da Escola; Protagonista Anônimo; Aprendizagens; Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )