SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4School Time or Learning Time? José Luiz's lessons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

LEITE, Lúcia Helena Alvarez  and  CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. Educação (de Tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1205-1226. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660598.

O artigo discute a relação entre escola e território, a partir da abertura da escola em direção ao bairro e à cidade no âmbito do Programa Escola Integrada\PEI, experiência de ampliação de jornada escolar de Belo Horizonte/MG. A partir de uma pesquisa etnográfica que envolveu um grupo de adolescentes e educadores participantes do Programa, foi possível compreender que a constituição de territórios educativos relaciona-se fortemente ao vínculo de educadores e educandos com o bairro. Esses elementos, que conformam a tessitura do território educativo, têm possibilitado a emergência de ações coletivas, via escola, com a melhoria de espaços na comunidade e proporcionado um processo educativo mais próximo da vivência cotidiana dos educandos.

Keywords : Educação Integral; Território; Territórios Educativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )