SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialTempos Pretéritos e Escolhas de Futuro: a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a formação docenteMemórias de uma Socióloga Professora na Faculdade de Educação da UFC-Ceará (1986-2016) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

VIEIRA, Carlos Eduardo  y  GONCALVES, Nadia Gaiofatto. Formação de Professores no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (1938-2010). Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.spe, pp.1441-1464. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623667656.

O objetivo do artigo é narrar a história do processo de formação de professores em nível superior no Estado do Paraná, tendo como fio condutor da análise aspectos relacionados à criação da primeira instituição de ensino superior do Estado, designada a partir de 1950, como Universidade Federal do Paraná (UFPR). Enfatizaremos as mudanças nas configurações institucionais, políticas e curriculares associadas aos diferentes espaços acadêmicos envolvidos nos processos de formação de professores na UFPR, entre 1938 e 2010. Especial atenção será dedicada à implantação e consolidação do curso de Pedagogia e do Setor de Educação, ainda que, pontualmente, analisaremos propostas e ações relacionadas aos cursos de licenciatura presentes na instituição.

Palabras clave : Formação de Professores; UFPR; Curso de Pedagogia; Licenciaturas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )