SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialEntre Tradição e Inovação: percursos da história da educação de uma instituição jesuíta (Unisinos - 1953-2016) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SCHEIBE, Leda  y  BAZZO, Vera Lúcia. O Centro de Ciências da Educação da UFSC: relatos de uma trajetória. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.spe, pp.1507-1522. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623668721.

Este artigo descreve parte da história do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - CED/UFSC, numa tentativa de revelar seu papel na formação de professores. Inscreve-se, portanto, no campo de estudos da História da Educação. Discute a função das primeiras escolas normais, referindo-se à criação da Escola Normal Catharinense e da Faculdade Catarinense de Filosofia, relacionando-as com a posterior fundação da Universidade Federal de Santa Catarina. Comenta o desenvolvimento do CED/UFSC ao longo dos últimos cinquenta anos, afirmando-o como o principal locus de formação de quadros para a educação no Estado de Santa Catarina.

Palabras clave : História da Educação; Formação de Professores; Centro de Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )