SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Africa's Racialization Discourses in Brazilian History Textbooks (1950 to 1995) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ROZA, Luciano Magela. Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011). Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.13-34. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661124.

O artigo discute as formas pelas quais aspectos relativos à dimensão histórica do racismo são abordados em atividades propostas em um conjunto de Livros Didáticos de História aprovado nas edições do PNLD 2008 e 2011. Nas propostas de atividades analisadas se buscou perceber como o tema do racismo foi abordado e quais diálogos foram construídos com a história do pós-abolição e o ensino de História. Os Resultados obtidos demonstram que uma diversidade de abordagens tem caracterizado o tratamento do tema, especialmente, no que tange às finalidades ético-político-cultural.

Keywords : Ensino de História; Lei 10.639/03; Atividades; Livros Didáticos; Pós-Abolição..

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )