SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ROZA, Luciano Magela. Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011). Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.13-34. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661124.

O artigo discute as formas pelas quais aspectos relativos à dimensão histórica do racismo são abordados em atividades propostas em um conjunto de Livros Didáticos de História aprovado nas edições do PNLD 2008 e 2011. Nas propostas de atividades analisadas se buscou perceber como o tema do racismo foi abordado e quais diálogos foram construídos com a história do pós-abolição e o ensino de História. Os Resultados obtidos demonstram que uma diversidade de abordagens tem caracterizado o tratamento do tema, especialmente, no que tange às finalidades ético-político-cultural.

Palabras clave : Ensino de História; Lei 10.639/03; Atividades; Livros Didáticos; Pós-Abolição..

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )