SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995)História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica da Paraíba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MEINERZ, Carla Beatriz. Ensino de História, Diálogo Intercultural e Relações Étnico-Raciais. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.59-77. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661184.

O texto apresenta reflexões que colocam em conexão o ensino de História, a interculturalidade e a educação das relações étnico-raciais. Expõe alguns resultados de processos de estudo em andamento acerca de ações relativas à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no município de Cachoerinha, RS. Aponta para dois elementos específicos da recepção dessas Leis, no contexto da educação escolar e do ensino de História no Rio Grande do Sul: por um lado, o afeto à causa, como resposta mais individual e menos institucional às determinações legais; por outro lado, a tendência à construção de novas estereotipias nas práticas coletivas de recepção dessa legislação e das diretrizes correlatas.

Palavras-chave : Ensino de História; Diálogo Intercultural; Relações Étnico-Raciais.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )