SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Ensino de História, Diálogo Intercultural e Relações Étnico-RaciaisLaicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CHAGAS, Waldeci Ferreira. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica da Paraíba. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.79-98. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661125.

Neste artigo discute-se sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas da Paraíba. Nele analisam-se as experiências desenvolvidas por trinta docentes que atuam na educação básica e em escolas públicas municipais localizadas em cidades de três mesorregiões da Paraíba: litoral, agreste e brejo. Para a realização da análise, recorreu-se aos projetos desenvolvidos e executados pelos docentes, através dos quais foi discutido o conteúdo, a metodologia, os recursos didáticos e a relação entre a execução desses projetos e a efetivação da educação para as relações étnico-raciais.

Palavras-chave : História; Cultura Afro-Brasileira; Currículo; Educação Étnico-Racial.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )