SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica da ParaíbaEsclavitud y Afrodescendientes: sobre una propuesta de formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PEREIRA, Júnia Sales  y  MIRANDA, Sonia Regina. Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.99-120. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661108.

Propõem-se, neste artigo, reflexões acerca dos desafios do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena num contexto de radicalização de estratégias midiáticas de promoção da intolerância social e política, com foco na análise do complexo tema da educação para a convivência religiosa num Estado Laico. As autoras consideram os desafios de promoção de uma educação pluralista, não proselitista e cônscia dos direitos constitucionais de rito, crença e manifestação religiosa e agnóstica, o que envolve os docentes em situações de disputas simbólicas, políticas e pedagógicas de fundo religioso.

Palabras clave : Ensino de História; Educação para a Cidadania; Laicidade do Estado; Cotidiano Escolar.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )