SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Slavery and Afro-descendants: a proposal for teacher trainingHistory Teaching and Ethnic Diversity: the Chilean and the Spanish cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PEREIRA, Amilcar Araujo  and  ARAUJO, Marta. Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.139-160. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661127.

Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação - tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.

Keywords : Racismo e Eurocentrismo; Ensino da História; Políticas Públicas; Brasil; Portugal.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )