SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Esclavitud y Afrodescendientes: sobre una propuesta de formación docenteEnseñanza de la Historia y Diversidad Étnica: los casos chileno y español índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

PEREIRA, Amilcar Araujo  e  ARAUJO, Marta. Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.139-160. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661127.

Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação - tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.

Palavras-chave : Racismo e Eurocentrismo; Ensino da História; Políticas Públicas; Brasil; Portugal.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )