SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1History Teaching and Ethnic Diversity: the Chilean and the Spanish casesI Do Not Know How to Read and Write Yet: indigenous students and the alleged school failure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

OLIVEIRA, Míria Gomes de  and  SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.183-196. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623661123.

Passados treze anos da promulgação da Lei 10.639/03 que estabelece o estudo das contribuições dos povos do continente africano e da diáspora afrodescendente para a história, arte e cultura brasileiras, propomos, neste artigo, mapear seus impactos, tendo em vista a construção de sentidos em torno da efetividade e eficácia (Santos, 1985) da lei. Nosso corpus discute a recepção durante seminário temático em turma de licenciatura em língua portuguesa. Entendendo discurso como prática ideológica que constitui, naturaliza, sustenta e modifica significados no/sobre o mundo (Rogers, 2004), apontamos a dupla referenciação em torno do que seja a obrigatoriedade da lei nos momentos em que os interlocutores se envolvem em armadilhas discursivas.

Keywords : Educação Étnico-Racial no Brasil; Formação Inicial de Professores; Análise Crítica do Discurso.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )