SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Ethnic-Racial Education and Early Teacher Training: reception of the Law 10639/2003'This is The End, My Beautiful Friend!': serious leisure and the end of career author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SOUZA, Ilma Regina Castro Saramago de  and  BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Ainda Não Sei Ler e Escrever: alunos indígenas e o suposto fracasso escolar. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.199-213. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651362.

O processo de leitura e escrita de alunos indígenas deve ser problematizado em relação ao fracasso escolar, cuja terminologia é aplicada aos alunos que não alcançam as expectativas estabelecidas pelo sistema de ensino, cujo parâmetro é pautado na educação para o não indígena. Este estudo objetiva discutir o suposto fracasso escolar, no campo da leitura e da escrita, de alunos indígenas Guarani, Kaiowá e Terena, em Dourados/MS. Fundamenta-se na perspectiva sociopolítica dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, adotando o caminho investigativo da etnografia.

Keywords : Educação Escolar Indígena; Leitura e Escrita; Fracasso Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )