SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03'This is The End, My Beautiful Friend!': lazer sério e o fim da carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SOUZA, Ilma Regina Castro Saramago de  e  BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Ainda Não Sei Ler e Escrever: alunos indígenas e o suposto fracasso escolar. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.199-213. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651362.

O processo de leitura e escrita de alunos indígenas deve ser problematizado em relação ao fracasso escolar, cuja terminologia é aplicada aos alunos que não alcançam as expectativas estabelecidas pelo sistema de ensino, cujo parâmetro é pautado na educação para o não indígena. Este estudo objetiva discutir o suposto fracasso escolar, no campo da leitura e da escrita, de alunos indígenas Guarani, Kaiowá e Terena, em Dourados/MS. Fundamenta-se na perspectiva sociopolítica dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, adotando o caminho investigativo da etnografia.

Palavras-chave : Educação Escolar Indígena; Leitura e Escrita; Fracasso Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )