SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridadePerspectivas da Educação Não Escolar no Trato com Jovens Infratores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

FARIAS, Rhaisa Naiade Pael  e  MULLER, Fernanda. A Cidade como Espaço da Infância. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.261-282. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623654542.

Estudos recentes (Valentine, 1997; Mikkelsen; Christensen, 2009) têm sugerido que a experiência da infância contemporânea nos centros urbanos é cada vez mais vivida de forma fragmentada. Para investigar tal afirmativa, o presente artigo se propõe a conhecer as experiências urbanas de duas meninas e dois meninos, habitantes de Brasília, Distrito Federal. O estudo utilizou métodos visuais e considerou as crianças como principais informantes. Map-like model (Blaut et al., 2003) e a foto-elicitação (Clark-Ibáñez, 2004) foram considerados como instrumentos de geração de dados. A análise sugere que apesar das crianças serem dirigidas aos espaços especializados e privados, seu conhecimento da cidade não é limitado.

Palavras-chave : Cidade; Infância; Educação Não-Formal; Métodos Visuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )