SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Representations of Childhood in Pedagogical Discourses: mutations and temporalitiesChildhood and Schooling: entrance of children in elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SANTOS, Idalina  and  CARVALHO, Ana Amélia. Formação e Monitorização: duas etapas no desenvolvimento profissional docente. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.323-344. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623655298.

Apresenta-se uma opção formativa para professores, que se desenvolve em duas etapas: (i) o processo de formação e (ii) a monitorização, consistindo esta no apoio aos formandos após a formação. A proposta formativa já foi implementada em Portugal e teve como foco a integração do Moodle em contextos de ensino e aprendizagem, nos ensinos básico e secundário. Para contextualizar o estudo mencionamos algumas iniciativas de apetrechamento tecnológico, de formação e desenvolvimento profissional implementadas em Portugal. Apresentamos o enquadramento teórico subjacente à proposta de formação em duas etapas, as questões de pesquisa, o processo de formação e os resultados obtidos.

Keywords : Desenvolvimento Profissional Docente; Blended-Learning; Formação Contínua de Professores; Monitorização; Plataformas de E-learning.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )