SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Representações da Infância nos Discursos Pedagógicos: mutações e temporalidadesInfância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SANTOS, Idalina  e  CARVALHO, Ana Amélia. Formação e Monitorização: duas etapas no desenvolvimento profissional docente. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.323-344. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623655298.

Apresenta-se uma opção formativa para professores, que se desenvolve em duas etapas: (i) o processo de formação e (ii) a monitorização, consistindo esta no apoio aos formandos após a formação. A proposta formativa já foi implementada em Portugal e teve como foco a integração do Moodle em contextos de ensino e aprendizagem, nos ensinos básico e secundário. Para contextualizar o estudo mencionamos algumas iniciativas de apetrechamento tecnológico, de formação e desenvolvimento profissional implementadas em Portugal. Apresentamos o enquadramento teórico subjacente à proposta de formação em duas etapas, as questões de pesquisa, o processo de formação e os resultados obtidos.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional Docente; Blended-Learning; Formação Contínua de Professores; Monitorização; Plataformas de E-learning.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )