SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BECKER, Fernando. Abstração Pseudoempírica: significado epistemológico e impacto metodológico. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.371-393. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623656521.

Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizá-la, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.

Palavras-chave : Abstração Reflexionante; Abstração Pseudoempírica; Epistemologia; Metodologia de Pesquisa; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )