SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A Escuta de Jovens em Filmes de Pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

FERRACO, Carlos Eduardo  e  GOMES, Marco Antonio Oliva. Cotidianos Escolares em Imagens. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.417-438. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664316.

O artigo tem como objetivo problematizar os cotidianos escolares em imagens, a partir de intercessores e conceitos da Filosofia da diferença de Deleuze e Guattari. Para tanto, assume como referência os dados-imagens-grafites produzidos durante as pesquisas que desenvolvemos com os cotidianos de escolas públicas de Vitória/ES, Brasil. O texto assume que para falar dos cotidianos escolares em imagens, de modo a potencializar o intempestivo, a produção de sentidos e a multiplicidade dos conhecimentos, é preciso investir em uma outra atitude de pesquisa que considere o caos, o acaso e a permanente abertura e complexidade dos cotidianos escolares como potências para a constituição de um plano de imanência e para a criação de conceitos. O artigo sustenta a ideia de impossibilidade de se eleger imagens que seriam consideradas as mais representativas para se falar dos acontecimentos das escolas.

Palavras-chave : Imagem-representação; Imagem-sensação; Clichê; Cotidiano Escolar.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )