SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonhoMar de Provas no Sahel: interrogar a pedagogia universitária a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ANDRADE, Nivea  y  CALDAS, Alessandra Nunes. Barulho de Escola entre Grades e Muros: o que é livre na escola?. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.495-514. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664322.

Analisando a experiência de um laboratório de imagens e sons, desenvolvido em uma escola pública da Zona Norte do Rio de Janeiro, este texto apresenta reflexões sobre os processos de significação da liberdade na escola. Durante a realização do projeto, os estudantes foram convidados a produzirem imagens e sons sobre o tema ser livre na escola. Este material produzido traz elementos relevantes para uma análise da contribuição juvenil para significações que escapam de uma visão da escola composta simplesmente por alunos e mestres explicadores, termo usado por Jacques Rancière para analisar o papel do professor. A partir destas imagens estudantis, o texto propõe compreensões da escola como espaçotempos de conversações.

Palabras clave : Escola; Imagem; Som; Liberdade; Cotidiano.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )