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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SANTOS, Joana Ribeiro dos; ROSA, Rebeca Silva Brandão  e  ALVES, Nilda. Movimentos Sociais: clichês e redes educativas no filme Queimada!. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.533-554. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664359.

Através das imagens e sons, tecendo diálogo com as lutas por independência política na América do século XIX, Queimada! (dirigido por Gillo Pontecorvo, Itália, 1969), nos ajuda a compreender a importância das redes educativas na tessitura dos movimentos sociais ao longo da história. A ideia de uma repetição criadora, entre os movimentos do século XIX e entre os atuais, nos auxilia a discutir como os clichês aparecem no filme e estão presentes nas nossas redes, e em formas de perceber esses movimentos. Superar esses clichês parece ser uma boa tática para recriar, no presente, tantas formas de compreender a história e tecer os movimentos sociais atualmente. Buscamos teóricos como Certeau (1994), Deleuze (2005), Castells (2013), etc.

Palavras-chave : Movimentos Sociais; Clichês; Cinema; Redes Educativas; Cotidianos.

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