SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Social Movements: clichés and educational networks in the movie Burn!Axiological Approach in the Training of Students of Social Education Degree author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ZANONI, Fábio de Godoy Del Picchia. O Cinema Escolar como Berço do Entretenimento. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.557-577. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623654581.

O artigo que ora se apresenta pretende trazer à baila o processo histórico de constituição de um modelo específico de endereçamento ao cinema. À contramão do que tendemos a supor à primeira vista, o presente artigo busca argumentar, sobretudo a partir das teorizações foucaultianas, como a emergência do cinema de entretenimento não se explica a contento tão somente pelos ditames e exigência de cunho econômico, pois foi indissociável da escolarização do cinema ocorrida nos muros da escola brasileira e portuguesa, ao menos desde meados da década de 1930.

Keywords : Cinema; Escola; Genealogia; Foucault.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )