SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Movimentos Sociais: clichês e redes educativas no filme Queimada!Enfoque Axiológico na Formação dos/das Estudantes de Educação Social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ZANONI, Fábio de Godoy Del Picchia. O Cinema Escolar como Berço do Entretenimento. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.557-577. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623654581.

O artigo que ora se apresenta pretende trazer à baila o processo histórico de constituição de um modelo específico de endereçamento ao cinema. À contramão do que tendemos a supor à primeira vista, o presente artigo busca argumentar, sobretudo a partir das teorizações foucaultianas, como a emergência do cinema de entretenimento não se explica a contento tão somente pelos ditames e exigência de cunho econômico, pois foi indissociável da escolarização do cinema ocorrida nos muros da escola brasileira e portuguesa, ao menos desde meados da década de 1930.

Palabras clave : Cinema; Escola; Genealogia; Foucault.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )