SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Juventudes, Educação do Campo e Formação Técnica: um estudo de caso no IFMTEscola Vista de Fora: o que dizem as famílias? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MACEDO, Sheyla Maria Fontenele  y  CAETANO, Ana Paula Viana. A Ética como Competência Profissional na Formação: o pedagogo em foco. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.627-648. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623656078.

Este artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional.

Palabras clave : Ética; Competência Profissional; Formação; Pedagogo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )