SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Critical Reflections on Homophobia, Education and Sexual DiversityNucleation of Schools in the Countryside: conflicts between training and uprooting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RODRIGUES, Walace. Desconstruindo Discursos de Diferença na Escola. Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.687-706. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623657231.

Este artigo busca compreender algumas representações artísticas de homens negros nas artes ocidentais (do século XV ao XIX). A análise aqui se volta para a área da educação, pretendendo-se compreender como o discurso da diferença é construído, também, através da arte. Os exemplos de obras artísticas neste escrito são de: Dürer (1471-1528), Rubens (1577-1640), Debret (1768-1848) e Rugendas (1802-1858). Todos esses são artistas importantes dentro da história da arte ocidental. Pretende-se, através das referidas obras analisadas, um entendimento das imagens do homem negro representado em estilo de retrato. Esses trabalhos de arte são Cabeça de um Negro, de Albrecht Dürer; Cabeça de um Homem negro, de Peter Paul Rubens; Diferentes Nações Negras, Jean-Baptiste Debret; e Moçambique, de Johann Moritz Rugendas.

Keywords : Discurso; Representação; Artes Visuais Ocidentais; Homem Negro; Educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )